domingo, 15 de abril de 2007

Apresentação do Blog



- Idade Antiga -
(trabalho apresentado no dia 30/03/07)

  • Trabalho apresentado com base no filme: Gladiador
  • Trilha Sonora: Hans Zimmer - Gladiator Theme
  • Efeitos Sonoros Aplicados: Sons de Leão; Sons de Cavalos; Sons extraidos do filme Germanus e Gladiador.

  • Elenco:

JOSÉ MAGNAGO como MAXIMUS

LAÍS MACEDO como A PRINCESA

RENI como CÉSAR

LEANDRO DUTRA como TIGRE DA GÁLIA

JONES MINETE como APRESENTADOR DO COLISEU

  • Participações Especiais

ARIONALDO como LEÃO

LIVIA MACEDO

RAQUEL BAIA

RODRIGO DA COSTA

ROSEMERE DE MARTINS

Efeitos Sonoros & Áudio

RODOLFO MADUREIRA BARBOSA

Projeto Pedagógico da Disciplina

Centro Universitário São Camilo- Espírito Santo
Projeto Pedagógico da Disciplina
5º Período

I. DENTIFICAÇÃO
Curso: Educação Física
Período: 5º período
Disciplina: História da Educação Física
Carga Horária Semestral: 40 h/a Semanal: 02 h/a

II. EMENTA
Estudo dos fatos históricos relativos à Educação Física e sua interatuação com as diversas manifestações da Cultura do Movimento no mundo e no Brasil, enfocando a Cultura do Movimento e sua evolução histórica nas sociedades humanas da atividade espontânea á sistematização de métodos e técnicas corporais. Análises e perspectivas de contextualização histórica da Educação Física contemporânea.

III. OBJETIVO GERAL:
Estudar e representar os fatos históricos relativos à Educação Física que se sucederam nas Instituições Militar, Escolar e Médica, estabelecendo relações com a Cultura do Movimento desde a Grécia Antiga ao período pós-moderno.

IV. OBJETIVO ESPECÍFICO:
Investigar os fatos históricos do campo da Educação Física a partir das áreas Militar, Escolar e Médica; Compreender a representação dos momentos históricos do campo da Educação Física em cada época específica; Refletir e debater a partir dos entendimentos dos pesquisadores da área, as múltiplas visões de como o corpo vem sendo mitificado ao longo dos anos;

V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I –
Descobrindo a Educação Física, primeiros passos; Por que estudar História da Educação Física; O corpo e seus conceitos no decorrer da Historia; O corpo e as suas representações na História; Exercícios ginásticos;

Unidade II –
História da Educação Física Escolar; História da Educação Física Militar; Interfaces entre História da Educação Física e Medicina; A Educação Física enquanto instrumento governamental;

VI. METODO DE ENSINO:
O método de ensino adotado partirá da realidade e da experiência de vida dos alunos; O caminho metodológico percorre do abstrato ao abstrato contextualizado em exemplos práticos e analisado em suas especificidades; O método de ensino consiste ainda em descodificar e recodificar as representações históricas do corpo; As aulas serão desenvolvidas a partir de exposições orais, apresentação de vídeos, vivências práticas e da interação constante dos alunos junto à disciplina.

VII. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através de provas, seminários, vivências práticas, bem como, da interação junto às atividades realizadas.

VIII. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.

COMPLEMENTAR FERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa Histórica na Educação Física. vol.2. Aracruz, ES: Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz, 1998.

___. Pesquisa Histórica na Educação Física. Aracruz, ES: vol.3. Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz, 1998.

GEBARA, A. (et. alii). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1992.

Arionaldo Rangel - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Jones Minete - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
5º Período de Educação Física
Histórico da Educação Física,
prof. Marcelo Ribero Jones Minete ----13722
Cachoeiro de Itapemirim
Abril/ 2007

Atividades Propostas:

01) Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina Histórico da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveriam estar preocupados em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele ira encontrar em seu exercício profissional...”.

Haja vista as peculiaridades ainda existentes no âmbito escolar, onde a Educação Física é vista de forma “distorcida”; Cabe ao profissional da área, incorporar uma nova forma de pensar, aliada a estratégias pedagógicas adequadas ao grau e maturidade do ensino em que os alunos se encontram para que possa conciliar de forma agradável e prazerosa, a teoria e pratica no desenvolvimento do aluno.

02) Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia só esta habilitada a “lançar luz”... Sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis”.

No meu entender, o autor se explicita bem,ao relacionar a disciplina de Educação Física, a pedagogia e linguagem histórica de outras disciplinas, onde acaba por compreender que tudo forma uma linha de pensamentos e objetivos, pelas quais levam o homem a refletir sobre.

03) Por que, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

Devido ao grau de entendimento escolar, onde tinha-se que médicos e historiadores dominavam a cadeira teórica; Daí, a necessidade e dependência das demais disciplinas em se curvarem a cadeira teórica.

04) Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior?

Tem por importância, abrangir e ter recursos para que possa suprir tanto a parte teórica, quanto a parte pratica; Onde através da teoria, possa trazer e interligar à pratica, proporcionando um aprendizado dinâmico e prazeroso.

05) Escreva o que é fato social e de três exemplos.

Na da mais é que um episodio ou acontecimento, onde envolve ou mobiliza toda uma sociedade.1º ex. :A recente morte brutal do garoto João Hélio no Rio de Janeiro. 2º ex:Desmoronamento do túnel que dava aceso ao metro de São Paulo. 3º ex:A inclusão social de portadores de necessidades especiais em escolas e meio de convívio publico.

06) Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados no campo da Educação Física e Esportes.

É acontecimento já ocorrido, onde marca uma era ou época e que se passa a ser lembrado de geração em geração. 1º ex. : O milésimo gol do Rei Pele. 2º ex. : Jogos que deram inicio as olimpíadas que ocorreram na Grécia. 3º ex. : A inclusão de portadores de necessidades especiais no meio esportivo e âmbito olímpico. “as para – olimpíadas”

07) O que você espera aprender / conhecer nessa disciplina?

Os acontecimentos e fatos ocorridos dentro da Educação Física, abrangendo conhecimentos e fatos históricos que por sua vez caminham lado a lado.

08) Descreva o quevoce conhece sobre HEF e Esportes.

DO HEF >>> Apenas o conteúdo trabalhado no 1º período , onde o professor Marcelo Ribeiro relato as cinco tendências ocorridas no decorrer da historia que são elas: Militarista, Higienista, Pedagogicista, Competitiva e popular. Já o Esporte, é a forma pela qual tornou-se possível existir:competições, os jogos e principalmente trazer pessoas para uma sociedade e meio de vida saudável

09) O que um bom professor d Educação Física precisa saber sobre a Hístoria da Educação Física e dos Esportes?

No meu ver, o profissional precisa dominar as duas ares pelas quais estão sempre interligadas e caminham lado a lado; Porem, ambos com objetividades diferenciadas, onde se faz necessário a abordagem tanto teórica quanto pratica.

José Magnago - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: José Magnago Junior - 13763


Exercicio de Aprendizagem 01

01 – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.


O autor enfatiza que a historia da educação física deve preocupar-se em fazer o profissional relacionar os dados da historia com problemas/situações que venham surgir em sua atuação. Sem olhar a historia como uma disciplina do contexto acadêmico, e sim usa-la como fonte de transformação para a sociedade, para a construção do mundo que a cerca.

02 – Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”.

Não devemos utilizar apenas da historia para estabelecer “verdades inquestionáveis” a respeito do futuro. É preciso uma interdisciplinaridade para tal compreensão. A historia vem apenas como um auxílio, junto das outras disciplinas. Não serve para fazer previsões para possíveis acontecimentos do futuro.

03 – Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

As disciplinas estavam preocupadas em apresentar verdadeiros modelos de atuação, que tivessem utilidades operacionais técnica diretas, ou seja, o que se pretendia era a formação de um técnico preocupado com a performance da pratica, e não um professor.

04 - - - Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior?

.O valor desta disciplina em nível superior seria preparar o profissional futuramente para sua área, sendo que por trás de qualquer pratica atua uma teoria.

05 –Escreva o que é fato social e de três exemplos.

Os fatos sociais são maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir, impostas ao individuo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. As características do fato social são: generalidade, coercitividade e exterioridade. Como exemplo o futebol, é uma questão geral, pois é um esporte de massa, coletivo, pode ser praticado e contribuído por todos.

06 – Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes

Fato histórico pode ser entendido como ações do ser humano, escolhidas por professores, alunos e outros, para analisar determinados momentos históricos. Como exemplo criações artísticas, ritos religiosos e técnicas de produção.

07 – O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?

A disciplina contendo no seu nome a palavra história, é de se esperar o ensino do começo da educação física, desde os homens primatas e suas praticas esportivas e o caminhar da humanidade nesse contexto, observando, portanto, suas características e suas mudanças. Além disso, estar conhecendo a historia dos esportes e de como, quando e por quem foram descobertos.

08 – Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes.

Conheço um pouco da historia da educação física porque já estudei a introdução da mesma. Em contra partida fiquei conhecendo suas características, as pessoas que as praticavam e por quem eram ministradas.

09 –O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes?

Dentro da historia da Educação Física, o bom educador físico precisa estar atento as épocas e datas da criação da educação física e o surgimento dos esportes dentro de sua época e o povo que estava presente, pois hoje é muito difícil encontrar profissionais que passam esses dados, principalmente dentro das escolas antes de iniciar suas aulas.


Exercicio de Aprendizagem 02

01 – Descreva as atividades, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Bandeirinha – estar perto dos amigos. Piques, bambolê, Barbie, panelinhas, jogar vôlei, queimada, andar de patins e bicicleta, pular corda e elástico, cirandas/rodas e adoleta – diversão e identificação com os esportes.

02 – Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

As atividades eram em maior parte na minha rua, as demais na escola e em casa. Os materiais utilizados eram bolas, bicicletas, corda, elástico, bambolê, patins, bonecas e panelas de brinquedo.

03 – existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

Sim. As mais usadas eram estafetas, muita das vezes competidas entre homens e mulheres. Também era pedido que levássemos brinquedos para ser usado na hora do recreio. Jogava vôlei na hora das aulas e no intervalo, e nas aulas (primário) brincava de chicotinho queimado, elástico e roda, com as meninas.

04 – Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

Anderson – gostava de esportes e sempre ensinava os fundamentos antes, seu esporte preferido era vôlei e ficava responsável pelo time feminino de vôlei da escola. Gustavo – também gostava de vôlei, mas a cada bimestre ensinava um esporte diferente.

05 – As atividades eram separadas por sexo? Explique o porque.

Sim. Nas horas das aulas o professor dividia meninas jogando vôlei e meninos jogando futebol, sendo que as meninas não podiam passar para o lado dos meninos, mas os meninos podiam fazer cerca para jogar vôlei. Isso porque, segundo o professor, o futebol era perigoso para as meninas.

06 – Havia uma vestimenta especifica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres.

A vestimenta era apenas uma blusa sem manga, a qual meninas e meninos deveriam usar. O short era do próprio uniforme e tênis, que fosse sem não participava das aulas.

07 – Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Na hora da entrada todos se dirigiam para suas salas, sendo que nas segundas-feiras íamos para o pátio cantar o Hino Nacional. Deveríamos se comportar com educação, disciplina e sem palavras grosseiras. O recreio era livre, alguns jogavam, outros brincavam de roda, boleba, boneca e havia a cantina e refeitório. Na saída todos deveriam respeitar o toque do sinal.

08 – Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

Era exigido que todos participassem exceto os que apresentassem algum tipo de problema físico. A direção pedia a colaboração para não dispersar as demais turmas por causa do barulho e os professores exigiam muita disciplina e colaboração de todos.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Pique- adoro correr, aventura, estar com muitos amigos e descobrir coisas juntos.Bandeirinha – Percepção e movimento do corpoVôlei – prazer de jogar

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Que eu me lembre não. Os meninos que não brincavam de bonecas.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Laís Silva Macedo - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluna do 5° Período: Lais Macedo


Exercicio de Aprendizagem 01

01 – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.
O autor enfatiza que a historia da educação física deve preocupar-se em fazer o profissional relacionar os dados da historia com problemas/situações que venham surgir em sua atuação. Sem olhar a historia como uma disciplina do contexto acadêmico, e sim usa-la como fonte de transformação para a sociedade, para a construção do mundo que a cerca.

02 – Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”. Não devemos utilizar apenas da historia para estabelecer “verdades inquestionáveis” a respeito do futuro. É preciso uma interdisciplinaridade para tal compreensão. A historia vem apenas como um auxílio, junto das outras disciplinas. Não serve para fazer previsões para possíveis acontecimentos do futuro.

03 – Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos? As disciplinas estavam preocupadas em apresentar verdadeiros modelos de atuação, que tivessem utilidades operacionais técnica diretas, ou seja, o que se pretendia era a formação de um técnico preocupado com a performance da pratica, e não um professor.

04 - - - Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior? .O valor desta disciplina em nível superior seria preparar o profissional futuramente para sua área, sendo que por trás de qualquer pratica atua uma teoria.

05 –Escreva o que é fato social e de três exemplos. Os fatos sociais são maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir, impostas ao individuo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. As características do fato social são: generalidade, coercitividade e exterioridade. Como exemplo o futebol, é uma questão geral, pois é um esporte de massa, coletivo, pode ser praticado e contribuído por todos.

06 – Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes Fato histórico pode ser entendido como ações do ser humano, escolhidas por professores, alunos e outros, para analisar determinados momentos históricos. Como exemplo criações artísticas, ritos religiosos e técnicas de produção.

07 – O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina? A disciplina contendo no seu nome a palavra história, é de se esperar o ensino do começo da educação física, desde os homens primatas e suas praticas esportivas e o caminhar da humanidade nesse contexto, observando, portanto, suas características e suas mudanças. Além disso, estar conhecendo a historia dos esportes e de como, quando e por quem foram descobertos.

08 – Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes. Conheço um pouco da historia da educação física porque já estudei a introdução da mesma. Em contra partida fiquei conhecendo suas características, as pessoas que as praticavam e por quem eram ministradas.

09 –O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes? Dentro da historia da Educação Física, o bom educador físico precisa estar atento as épocas e datas da criação da educação física e o surgimento dos esportes dentro de sua época e o povo que estava presente, pois hoje é muito difícil encontrar profissionais que passam esses dados, principalmente dentro das escolas antes de iniciar suas aulas.


Exercicio de Aprendizagem 02

01 – Descreva as atividades, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades. Bandeirinha – estar perto dos amigos. Piques, bambolê, Barbie, panelinhas, jogar vôlei, queimada, andar de patins e bicicleta, pular corda e elástico, cirandas/rodas e adoleta – diversão e identificação com os esportes.

02 – Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.). As atividades eram em maior parte na minha rua, as demais na escola e em casa. Os materiais utilizados eram bolas, bicicletas, corda, elástico, bambolê, patins, bonecas e panelas de brinquedo.

03 – existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam. Sim. As mais usadas eram estafetas, muita das vezes competidas entre homens e mulheres. Também era pedido que levássemos brinquedos para ser usado na hora do recreio. Jogava vôlei na hora das aulas e no intervalo, e nas aulas (primário) brincava de chicotinho queimado, elástico e roda, com as meninas.

04 – Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar? Anderson – gostava de esportes e sempre ensinava os fundamentos antes, seu esporte preferido era vôlei e ficava responsável pelo time feminino de vôlei da escola. Gustavo – também gostava de vôlei, mas a cada bimestre ensinava um esporte diferente.

05 – As atividades eram separadas por sexo? Explique o porque. Sim. Nas horas das aulas o professor dividia meninas jogando vôlei e meninos jogando futebol, sendo que as meninas não podiam passar para o lado dos meninos, mas os meninos podiam fazer cerca para jogar vôlei. Isso porque, segundo o professor, o futebol era perigoso para as meninas.

06 – Havia uma vestimenta especifica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres. A vestimenta era apenas uma blusa sem manga, a qual meninas e meninos deveriam usar. O short era do próprio uniforme e tênis, que fosse sem não participava das aulas.

07 – Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar? Na hora da entrada todos se dirigiam para suas salas, sendo que nas segundas-feiras íamos para o pátio cantar o Hino Nacional. Deveríamos se comportar com educação, disciplina e sem palavras grosseiras. O recreio era livre, alguns jogavam, outros brincavam de roda, boleba, boneca e havia a cantina e refeitório. Na saída todos deveriam respeitar o toque do sinal.

08 – Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar? Era exigido que todos participassem exceto os que apresentassem algum tipo de problema físico. A direção pedia a colaboração para não dispersar as demais turmas por causa do barulho e os professores exigiam muita disciplina e colaboração de todos.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê. Pique- adoro correr, aventura, estar com muitos amigos e descobrir coisas juntos.Bandeirinha – Percepção e movimento do corpoVôlei – prazer de jogar

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê. Que eu me lembre não. Os meninos que não brincavam de bonecas.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Leandro Dutra - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Lívia Silva Macedo - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluna do 5° Período:Lívia Silva Macêdo – 13.704


Exercício de Aprendizagem 01

1- Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.

O autor diz que a única preocupação que a historia da Educação Física deve ter, é a de fazer o profissional relacionar os dados históricos com problemas, situações que venham surgir em sua atuação. Ao invés de apenas olhar a historia da Educação Física como mais uma disciplina da grade curricular, utiliza-la como fonte de transformação da sociedade, numa possível construção do mundo que o cerca.

2- Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”.

Não devemos utilizar apenas da Historia para estabelecer possíveis “verdades inquestionáveis”. É preciso uma interdisciplinaridade para tal compreensão. A Historia vem apenas como um auxilio, junto com as outras disciplinas. Não seve para fazer previsões para acontecimentos do futuro. É certo que o passado e o presente guardam relações, mas só seremos capazes de entende-las, de forma histórica, futuramente.

3- Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

As disciplinas estavam preocupadas em apresentar verdadeiros modelos de atuação, que tivessem utilidade operacional técnica direta, ou seja, o que se pretendia era a formação de um técnico (preocupado com a performance da pratica) e não um professor.

4- Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.

O valor da disciplina Historia da Educação Física e do Esporte no nível superior, seria preparar o futuro profissional a pensar sua atuação, levando em consideração que por trás de qualquer pratica, existe uma teoria.

5- Escreva o que é fato social e de três exemplos.

Fato social pode ser definido como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o individuo. Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Varia de cultura para cultura. Três Exemplos: - A Educação - objetivo de criar o ser social; - A Comunicação – Determina de forma imperiosa nossos costumes; - O Casamento – Todo círculo de parentes e amigos que o cercam de forma direta ou indireta, impõe que o cidadão deve se casar e constituir uma família.

6- Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes.

Fatos Históricos são eventos que fazem parte do passado de caráter material ou mental, que destaquem mudanças os permanecias ocorridas na vida coletiva. São escolhidas por professores e alunos, para analise de determinado momento histórico. Três exemplos: - Criações Artísticas; - Formas de Desenho; - Técnicas de Produção.

7- O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?

Após leitura do texto do prof. Victor A.de Melo (1999), penso que a disciplina de Historia da Educação Física e Esporte, tem muito acrescentar em nossa graduação no que diz respeito ao fato de estar pensando todas as causas, surgimentos de nossos movimentos que serão utilizados em nossa pratica como Educadores Físicos. Vai nos ajudar a pensar alem da pratica, nos dará mais um apoio, uma “luz” teórica necessária por trás de qualquer atuação.

8- Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes

No primeiro semestre do meu curso de graduação em Educação Física (CUSC- ES), nos tivemos a disciplina de Introdução à Educação Física. Nela foi discutido as varias formas existentes da Educação Física (como a militarista, pedagogicista, higienista... ) foi nos passado noções a respeito da Historia da Educação Física, alem de conceitos e métodos de ensino. Sobre a HEF, tenho algum conhecimento devido a disciplina de Introdução à Educação Física e leitura de livros e apostilas específicos da área.

9- O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes?

Conhecendo a HEFE, o bom professor percebera a importância do conhecimento histórico para seu exercício profissional, incorporando novas formas de pensar, junto com estratégias pedagógicas, tornando o ensino agradável e reconhecido.


Exercicio de Aprendizagem 02

1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Durante minha infância, as atividades realizadas por mim eram brincadeiras com bonecas, panelinhas, bicicleta, patins, “carrin de rolimã”, pipa. Na adolescência eu comecei a me apaixonar pela educação física, portanto eu adorava “brincar” de jogar bola, seja voley, futsal, basquete, etc. Brincava tanto na rua quanto na escola durante as aulas de Educação Física e na hora do intervalo. Os fatores que me impulsionavam a realizar tais atividades eram o momento entre amigos, diversão, prazer, vivencia de alguns esportes, mesmo sendo de forma lúdica.

2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

Eu sempre brincava na rua, em frente a minha casa, na quadra do bairro, no pátio da escola e no quintal da minha casa. Eu utilizava, boneca, bola, panelinhas, bicicleta, patins, corda, elástico, etc.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam durante as aulas de Educação Física Escolar.

Na maioria das vezes a gente praticava algum tipo de esporte(vôlei, futsal,handebol...). Praticava as brincadeiras recreativas( chicotinho queimado, adoleta, brincadeira de roda...)

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

O professor responsável pelas atividades físicas era o próprio professor responsável e especifico de Educação Física. Sempre gostava de passar o vôlei para as meninas e o futebol para os meninos.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

Sim. Pelo fato dos meninos serem “doidos” por futebol, eles se auto-excluiam na outra metade da quadra e as meninas ficavam ou jogando vôlei ou pulando elástico, amarelinha, conversando etc.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

A vestimenta era o próprio uniforme da escola: blusa de malha, bermuda de coton e tênis com meia.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Entrada: todo mundo correndo procurando suas salas. Uma vez na semana tinha o momento cívico, com formação de filas, por sala, na quadra.Recreio: Todo mundo livreSaída: Às vezes, a gente se posicionava em fila em direção ao portão.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

A disciplina era exigida de acordo com as normas da escola

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Pique- adoro correr, aventura, estar com muitos amigos e descobrir coisas juntos.Bandeirinha – Percepção e movimento do corpoVôlei – prazer de jogar

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Que eu me lembre não. Os meninos que não brincavam de bonecas.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Rodrigo da Costa Vieira - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Rodrigo da Costa Vieira n° 13689

MELO, Victor Andrade. História da Educação Física e do esporte no Brasil: Panoprame e perspectivas. São Paulo: Ibrasa, 1999. p. 19-26 1-

1- Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.

O autor diz que a Educação9 física deve ser compreendida como uma prática pedagógica e não para a competição como era no passado. O profissional de Educação Física deve conhecer a História da disciplina para saber qual será a sua forma de trabalho que é diferente da do passado.

2- Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”.
Para se entender as questões do presente é preciso se compreender o passado pos ele faz parte da vida do ser humano. A História mas conta o que se passou, mas nem tudo é detalhado e explicado, pois ainda se estuda as questões do passado fazendo pesquisas científicas, para provar fatos e momentos que já aconteceram. Assim podemos entender/compreender e viver melhor.

3- Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?
Por que as disciplinas eram orientadas diretamente para a formação de um profissional considerado mais como um técnico do que como um professor. As disciplinas eram mais voltadas para a parte de treinamento, o que envolve mais disciplinas da área de biomédica.

4- Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.
A graduação deve dar condições, por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar constantemente sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, pensar e repensar sua atuação, entendendo que nunca é só prática, mas teórica-prática. A História nos ajuda a entender que o homem teve uma ação concreta: o que temos atualmente foi construído. Temos que reportar no presente, situações construídas no decorrer do tempo.

5- Escreva o que é fato social e de três exemplos.
O que a sociedade vive como: Discriminação, assassinatos, fome.

6- Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes.
O que já passou e marcou a humanidade como: O começo das olimpíadas na Grécia, fim da escravidão, a queda da bolsa em 29

7- O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?
Um pouco de como surgiu e se evoluiu a Educação Física

8- Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes.
Conheço um pouco da história do esporte escolar como o Handebol, voleibol, futsal, futebol, atletismo GR, GA, natação..., e um pouco da história das olimpíadas, já ministradas em outras disciplinas do curso. As tendencias da educação Física: Militarista, pedagogicista, higienista, competitivista e popular

9- O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes?
O professor de Edfucação física deve conhecer o passado da disciplina e dos esportes e como evoluíram até chegar como é hoje.

Raquel Baía - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Raquel da Silva Baía – n°13.736

Exercicio de Aprendizagem 01

1. Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “ A disciplina História da Educação Física e dos Esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional...(p 26)”.
É importante compreender a História da Educação Física e dos esportes para ampliarmos nossos conhecimentos e, assim, passa-los adiante.

2. Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só está habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer verdades absolutas/inquestionáveis.
Tudo o que vemos está relacionado a História e que ela mostra os fatos, mas cabe a nós julga-los.

3. Por que, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?
Porque eles tinham maior prestígio na sociedade.

4. Qual a importância em se estudar a HEF e Esportes no ensino superior?
Para compreender e analisar fatos ocorridos na Educação Física e nos Esportes, resgatar valores corporais, ter base para preparar alunos e repensar nossa atuação no ambiente que atuamos.

5. Escreva o que é fato social e dê três exemplos.
É aquilo que aconteceu na sociedade, é uma coisa posterior ao indivíduo. Ex.: maneiras de pensar, falar e agir, costumes, dogmas religiosos, prostituição, tráfico de drogas e violência.
6. Escreva o que é fato histórico e dê três exemplos, ainda não estudados no campo da Educação Física e Esportes.
É o fato que ocorreu e ficou na memória. Ex.: as atividades físicas realizadas pelos índios, as lutas medievais e as lutas e atividades que foram criadas no Brasil. Ex.: Guerra Fria, Páscoa e Natal.

7. O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?
Aprender mais sobre a Educação Física e os Esportes e conhecer mais os acontecimentos que neles ocorreram.

8. Descrever o que você conhece sobre HEF e Esportes.
Conheço apenas o quem estudei, como a capoeira, a dança, e o que foi abordado na disciplina Introdução a Educação Física.

9. O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da Educação física e dos Esportes?
Conhecimento nunca é demais e enquanto o professor puder estar renovando seus conhecimentos, melhor será. Sendo assim, tudo o que o professor puder absorver sobre a sua área de atuação sempre será o que um bom professor precisa.


Exercicio de Aprendizagem 02



1. Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir pontue os fatores quer impulsionaram você a realizar cada uma dessas atividades.
Pular corda, bambolê, pique-pega, amarelinha, queimada, bandeirinha, elástico, andar de bicicleta. Era impulsionada pelo ambiente, pelas pessoas e pelo gosto de realizá-las.

2. Em qual local efetuava essas atividades? Com quais matérias (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).
Na rua e utilizava bola, elástico, corda e bambolê.

3. Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.
Sim, handebol e voleibol. Todos os dias, após as aulas, minhas amigas e eu íamos para o ginásio para treinar. Ficávamos lá das 13 horas às 16 horas e, algumas vezes, ficávamos até as 22 horas.

4. Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?
Professora Edeluze ensinava vôlei e professor Douglas que ensinava handebol.

5. As atividades eram separadas por sexo? Explique por que.
Sim. Éramos o time municipal, então era preciso que houvesse essa separação, mas também havia os treinos mistos.

6. Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres.
Sim. Bermuda, camisa e tênis para os homens e bermuda de lycra, blusa e tênis para as mulheres.

7. Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar.
Entrada: fazíamos fila por turma e tínhamos o lugar de acordo com a altura.
Recreio: brincávamos de pique ou elástico.
Saída: saiamos correndo para ter mais tempo para brincar na rua.

8. Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?
Não podia correr nos corredores, apenas no pátio, nem usar boné e lanchar dentro da sala de aula.

9. Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais agradavam. A seguir, explique por quê.
Vôlei e handebol. Tive bons professores e incentivo, fora a afinidade que já existia.

10. Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativa descreva quais e, ainda, explique o por quê.
Não.

11. Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo, faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

Marco Temporal
Atividade
1500
Arco e Flexa
1888
História do voleibol
1600 - Século XVII
Capoeira
Qual recorte histórico?
Colheita de Café
1930
Chicotinho queimado, Adoleta
1998 - Década de 90
Tênis (GUGA)
Idade Média -Séculos XII e XIII
Justas
Idade do Império Romano
Espada e Esgrima, corrida de bigas
Grécia Antiga

Arremesso de peso, lançamento de dardo, declamação, esgrima,

Reni - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitario São Camilo - Espirito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: Historia da Educação Fisica
Professor: Marcelo Ribeiro de Castro
ALuno do 5° periodo: Reni Elias Sartori


Exercicio de Aprendizado 01


1 ) – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina História da Educação

Física e dos esportes (HEFE). Deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional.
A Idéia do autor é retratar a história da Educação Física e dos esportes, para que por meio disso possamos transmitir, ou seja, passa-la em diante para os que ainda estão por vir.

2 )– Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a história só está habilitada a “lançar luz”, sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas / inquestionáveis”.


O autor mostra que tudo o que passamos, ou que fizemos e vencer está relacionado a história.

3 ) - Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

Nos anos de 1940, as cadeiras teóricas eram ministradas por médicos, pois estes tinham um maior prestígio na sociedade e para ocuparem as cadeiras teóricas.

4 ) – Qual a importância em se estudar HEF e esportes no ensino superior.

A disciplina de HEF e esportes não desperta muito interesse em nós graduador de Educação Física, pois, estes dão maior importância as disciplinas na área de biomédica.
Isso pode ser bastante perigoso em uma visão de senso comum.

5 )– Escreva o que é fato social e dê três exemplos?

O fato social se resume a algo que ocorreu na sociedade onde o povo tem direito de opinar e expor sua opinião.

6 )– Escreva o que é fato histórico e dê três exemplos, ainda não estudados no campo da Educação Física e esportes?

Fato Histórico é algo que ocorreu tempos atrás que ficou na memória.


7 )– O que você espera conhecer nesta disciplina?

Pretendo obter o máximo de conhecimentos, para retratar futuramente aos meus alunos a história da Educação Física.

8 )– Descreva o que você conhece sobre HEF e Esportes?

Capoeira, ”Luta Medieval”, danças folclóricas.

9 )– O que você um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a história da Educação Física e dos Esportes?

Devemos saber das suas origens, de como surgiu, e que à originou, e além de tudo saber passar a história da Educação Física de modo que seja bem aproveitada.

Rodolfo Madureira Barbosa - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período:Rodolfo Madureira Barbosa – 13.710

Exercício de Aprendizagem 01:

1) Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: ´A disciplina História da Educação Física e dos Esportes ( HEFE ) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercicio profissional…(p.26)´

-Para MELO ( 1999 ) a história da Educação Física possibilita ao profissional respostas ou soluções imediatas a problemas que surgem com o decorrer de suas atuações em seu dia-a-dia.

2) Escreva o quequer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a história só está habilitada a ´lançar luz´… sem a pretensão de estabelecer ´verdades absolutas/inquestionaveis´.

-Assim como o passado nos proporciona metodos de compreender o presente a História poderá utilizar desses para que possamos obter a compreensão de fatos que por ventura podem vim a ocorrer no futuro.

3) Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Fisica eram ministradas por médicos?

-Nessa década a meta era a formação de técnicos, com isso medicos utilizavam de seus conhecimentos para atuar nas disciplinas teoricas,

4) Qual a importância em se estudar a HEF e Esportes no ensino superior.

-Para o profissional a história da Educação Física, ajuda na formação de idéias através de suas teorias, de modo que o mesmo utilize dela seus valores e os aplique na prática.

5) Escreva o que é fato social e de três exemplos.

- É um fato que ocorre em uma sociedade, na qual uma ou mais classes sociais foram envolvidas. É um fato repetitivo, corriqueiro.

6) Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo a Educação Física.

-É um fato que não ocorre com freqüência. Ele é um marco para a época. Ex: 2° Guerra Mundial, Guerra dos cem anos, Queda do muro de Berlim.

7) O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?

Espero ter conhecimentos sobre toda a história da Educação Fisica, juntamento com seus marcos historicos e sua evolução no Brasil. Mostrando as dificuldades e avanços enfrentados ao longo do tempo.

8) Descreva o que você conhece sobre a HEF e Esportes.

- Sabemos que a cada ano que passa ocorrem mudanças significativas no campo da Educação Física, principalmente nos esportes que vem ganhando destaque cada vez mas.

9) O que um bom professor de Educação Física precisa saber a história da Educação Física e Esportes?

- Saber como ocorreram as tendencias que influenciaram a Educação Fisica, e de como aquele “corpo” realizava atividades, para assim conhecer melhor quem são seus alunos devido a sua história.


Exercício de Aprendizagem 02:


01) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Na infancia grande parte das atividades realizadas foram recreativas uma vez que enquanto pequeno não me prendia a esportes, sendo assim nessa fase brinquei muito de bandeirinha, pique-esconde, pique-pega, taco-ball, dentre outras. Já na adolescencia pratiquei atividades esportivas como volei e futebol, onde joguei alguns meses na equipe de um clube em que era associado e atividades de lazer como nadar.

2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

Atividades com materiais (bola, pião, garrafas de refrigerante, etc.) que necessitavam um maior espaço, eu praticava na rua de minha casa e em quadras proximas. Em outras atividades como saltos, Tenis-pé, pingue ponde, que exigiam um lugar apropriado em colegios e atividades que utilizase materiais como bola de gude, pião, bonecos, carrinhos, brincava no quintal de casa uma vez que sempre teve espaço.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

Sim, o tênis-pé e o salto eram atividades que gostavamos de praticar no colégio que cursei o Ensino Fundamental, afinal precisavamos de banco sueco colchões dentre outros materiais presentes só no ãmbito escolar.

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

Professor “Betão”, ele gostava de ensinar todo e qualquer tipo de atividade, seja esportiva ou ludica, pois tinham varias competiçoes e apresentaçoes no colégio em que fiz o ensino fundamental e Professor “Marquinho” no ensino médio que já nos ensinou um pouco mais do esporte propriamente dito.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

No ensino fundamental foi dividido após a 5ª serie porque os meninos começaram a ter vontades de jogar sem perceber as dificuldades que as meninas tinham para praticar junto a eles as mesmas. Sendo assim etrapalhava elas a aprender da forma delas as atividades ensinadas.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

O vestimento para a pratica das atividades de Educação Física era o uniforme utilizados por todos do colégio.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Na entrada, intervalo e saída os alunos não tinham acesso a brincadeiras como bola, porém faziam brincadeiras como o pique-pega e bater figurinhas.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

Era permitido aos alunos a pratica de atividades no pátio da escola durante os intervalos, porem não poderia ser utilizado materiais como bolas, sendo assim os alunos levavam pião, corda, bambolê, variando assim pelo gosto do aluno que trazia materiais de casa.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Atividades como o Futebol (são poucos meninos que não gostam de jogar bola), correr (sempre fui hiperativo), pular e pião. Gostava da pratica destas atividades pois elas prendiam minha atençao e me traziam interesse.

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Não havia atividades designadas somente para homens ou para mulheres nos colégios que estudei.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

776 a.C. - Primeiros jogos olímpicos
75 - Construção do Coliseu de Roma
1822 - Judô
1870 - Water Polo
1879 - Rapel
1886 - (final do século XIX) - Motonáutica
1887 - Softbol
1891 - Basquete
1896 - Primeiros Jogos Olímpicos Modernos
1920 - Esqui Aquiatico
1940 - Volei de Praia
1955 - Taekwondo
1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Rosemere de Martins Marin - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
Curso: Educação Física
Disciplina: Histórico da Educação Física
Professor: Marcelo Ribero
Aluno: Rosemere De Martim Marim-11605


Exercicio de Aprendizagem 01


01 – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional....(p.26)”.
R: Estudar a Educação Física é saber aprender profundamente as bases que permeiam a educação física nos dias de hoje fortalecendo um pensar lógico relacionado ao profissional; busca compreender porque da situação educacional e como se encontra.


02 – Escreva o que o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia ai esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis
R: O ser, a história não é traçada pelo objetivo de almejo, mas elas têm influências de fatores biológicos, físicos, políticos, econômicos e sociais herdados historicamente que permita para o presente. Cabe o homem a obedecer a essas leis e não repudiar, pois, quanto mais se aprofunda, aperfeiçoa, mas verdades são conhecidas mudando a história.

03 – Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?
R: Porque a Educação Física é uma cadeira prática, trabalha com o corpo e individualmente, a disciplina tinha em comum o fato de obter técnicos e não professores focalizados em apresentar utilidades operacionais técnica diretos.

04 – Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no Ensino Superior?
R: Para se localizar como profissional tanto na área educacional ou como na saúde é preciso resgatar valores corporais perdidos que são raízes importantíssimas contribuintes para que a Educação Física exista até nos dias hoje. A base teórica dá condições de preparar o aluno para pensar, repensar sua atuação a partir de sua realidade, criar valores, possibilidades de atuação para alcançar seus objetivos.

05 – Escreva o que é fato social e de três exemplos.
R: È uma característica cultural de sistemas políticos que equivale a mais do que a soma das intenções e motivações dos indivíduos que participar desses sistemas. Envolve a sociedade. Ex: violência, Guerra, prostituição.


06 – Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudamos no campo da educação física e esportes
R: Fatos herdados dos eventos políticos, festas cívicas; modo isolado dos movimentos, situação específica daquele momento. Ex: Morte de Tancredo Neves; 1ª Guerra mundial; Vitória de Ayrton Senna no Brasil. (mortes existem várias, guerra acontece sempre, vitórias de fôrmula I também, mas estes fatos acima citados são único, específico).

07 – O que você espera aprender/ conhecer nesta disciplina?
R: Aprender a compreender a disciplina para aplicar na educação de uma sociedade de bem estar, saudável, forte e firme.

08 – Descreva o que você conhece sobre HEF e Esporte.
R: Conheço muito pouco, pois nunca interessei. Mas, lembro como os reis eram premiados, com suas coroas, lutas em arenas, como negros usavam seu corpo físico para prestar serviço na casa de seus senhores e também utilizavam como forma de defesa. Ex: Capoeira.

09 – O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a Historia da Educação Física e dos Esportes?R: A importância desse conhecimento trará mais nível científico retratando os valores corporais, o resgate de força, o domínio, a utilidade do corpo para sua sobrevivência.


Exercicio de Aprendizagem 02


1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.
R:

Atividades - Finalidade - Fatores

Piques - Lazer -Equipe entre colegas, familiar

Jogar bola - Lazer/ esporte - Influência familiar, colegas e escolar

Jogar bola de gude - Lazer/competitivo - Irmãos

Jogo de belisca - lazer - Mãe

Queimada - Lazer/competitivo - Equipe entre colegas/ escola

Bandeirinha - lazer - Equipe entre colegas/ escola

Barralho - Lazer/competitivo - Familiar

Squear no morro da folha do coco - Lazer - Familiar

Andar a cavalo - Lazer - Familiar / meio de condução

Caminhar - Lazer - Familiar / meio de condução

Bambolé - Lazer - Mãe

espiribol - Lazer/ esporte - Escolar

Jogos de vôlei/ ping pong/ Tênis/ basquete/ futebol de campo e salão/atletismo - Esporte - Escolar

Caminhada - Esporte/lazer - Escolar


2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

R: Essas atividades eram realizadas dentro de casa, escola e na comunidade. Os materiais eram adquiridos de acordo com nossa realidade; não tinha bola, jogávamos com bola feita de pano e meia; squiávamos no morro com folha de coco ou qualquer objeto deslizante, já belisca era com pedras, caroços de feijão ou de milho, olho de boi, pedacinhos de pau. Só sei que brincávamos.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.
R: Sim, as atividades eram corridas, jogos, declamação de poesia, brincadeiras de rodas, alongamento, ginástica, e treinamento para as olimpíadas.

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?
R: O professor dos meninos era João Chrisóstomo Altoé e para as meninas era a professora Teucita Altoé.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.
R: Sim, meninos e meninas. Não sei explicar, só me lembro que os meninos eram muito brutos, fortes.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?
R: Era para todos: short preto adidas, camiseta branca e quixutes preto e meia branca.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?
R: Na entrada era realizado o bom dia, com orações e cada dia um dos professores abordava um tema construtivo. No recreio tinha a merenda e estávamos livres para brincar à vontade e na saída podia brincar até às 12: 00.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?
R: As disciplinas eram teóricas e práticas, como por exemplo: educação para arte, ou seja os meninos aprendiam fazer peças com maquinários e as meninas pintavam, bordavam, fazia bonecas, etc. A comunidade participava ajudando nas festas bimestrais e nas reuniões mensais.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.
R: Vôlei, mas foi muito infeliz, pequena demais, não me deixavam brincar; as outras modalidades como tênis de quadra, ping pong e espiribol eu brincava por atividades que me aceitavam.

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o porquê.
R: Não todos podiam brincar.


11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/ faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.
R:
Data
Acontecimentos do campo esportivo / da atividade física e do Lazer
2700 ac
Início da construção das pirâmides no Egito
2500 ac
Comércio Marítimo entre Egito e Biblos
1500 ac
Início do uso do metal e cobre
1000 ac
Fenícios desenvolvem o comércio marítimo no mediterâneo
930 ac
Primeiros textos hebraicos
850 ac
Surgimento dos poemas épicos Ilíadas e Odisséia atribuída a Homero
776 ac
Primeiros jogos Olímpicos
399 ac
Sócrates é condenado à morte, em Atenas
210 ac
Início da construção da Grande Muralha da China
969
Primeiros jogos de cartas surgem na China
1400
Balé começa nas cortes renascentistas italianas
1413
Início das viagens marítimas portuguesas
1420
Portugueses descobrem a ilha da madeira
1432
Portugal chega ao arquipélago de Açores
1500
Cabral chega ao Brasil
1519
Magellan cruza o Oceano Pacífico
1538
Primeiros escravos chegam ao Brasil
1729
J. S. Bach compõe A Paixão Segundo São Mateus
1741
Bering chega ao Alasca
1783
Irmãos Montgolfier realizaram o primeiro vôo livre¨num balão de ar quente
1820
Primeira iluminação urbana em Londres
1885
Gottlieb Daimler produzem o primeiro carro movido a gasolina
1886
Pemberton, farmacêutico norte americano inventa coca-cola
1896
Primeiros jogos olímpicos modernos
1906
Santos Dumont voa com o 14 Bis
1913
Ford desenvolve a linha de produção nas suas fábricas
1936
Primeira transmissão televisiva, na Inglaterra
1983
Internet é criada
1999
Cientista escocês produz clone de uma ovelha
2000
Bug do ano 2000

Questionário 01

Questionario 01

1- Na Educação Homerica quem eram os individuos das classes dominantes?

2- O que os educadores arcaicos tem em comum de tao estranho?

3- Ao ocorrer um conflito entre a cultura dos aristocratas guerreiros e a do povo de produtores dá-se inicio, tambem, a um outro conflito. Que conflito era esse e o que surge com ele?

4- Qual era o objetivo da educação, no periodo classico, alcançado atraves da inniciação coral e social?

5- Quais eram os devers dos pais na educação no periodo classico?

6 - Com o nascimento da escola escrita surgiram varias mudanças de cunho social e educacional. Cite algumas.

7 - Como era a carreira educativa nas escolas de Atenas?

8- Qual era a principal caracterisitca das historicas competições gregas apos a democratização da ginastica?

Questionário 02

Questionario 02


01- Cite as principais civilizações antigas e suas relações.

02- Diferencie a educação egipcia da educação babilonica?

03- A educação chinesa no periodo imperial divide-se em elementar e superior. Descreva-as.

04- Que diferença existe entre o povo hebreu e os demais povos?

05- Cite e destaque os principais pontos dos três periodos da Antiguidades Grega.

06- A educação espartana volta-se para um aspecto conhecido por militar. Explique.

07- Atena ficou conhecida como "escola de toda a Grécia". Justifique

08- Quais atividades as mulheres podiam participar, sendo Esparta o lugar que se dava mais atenção a
elas?

09- Três tipos de educação caracterizam Atenas. Cite quais e suas características.

10- Quais os três periodos que a historia romana se divide?

11- No primeiro periodo da historia romana a economia passa de pastoreio à cultura de cereais,
desenvolvendo assim o comercio, surgindo a divisao de classes. Cite-as.

12- Explique como era a educação dos patricios relacionados aos filhos e filhas.

13-Quais caracteristicas sao voltadas aos romanos?

14- Qual modelo de homem era aceito na sociedade romana?

15-Descreva as caracteristicas dos Jogos Olimpicos realizados na Antiguidade

Linha do Tempo

LINHA DO TEMPO


3100a.C. - O rei Menés unificou o baixo e o alto Egito e formou um dos primeiros governos nacionais do mundo.
3000a.C. - Escritos cuneiformes dos sumérios deram início ao registro da história do Oriente Médio.
2500a.C. - A civilização do vale do Indo começou nas cidades de Harappa e Mohenjo-daro, no Paquistão.
2300a.C. - Sargão de Acad conquistou os sumérios e unificou suas cidades-estados sob seu governo.
1750a.C. - Hamurabi estabeleceu o império babilônico.
1600-1400a.C.- A civilização minoana floresceu na ilha mediterrânea de Creta.
1500a.C. - A dinastia Chang começou seu governo de 500 anos na China. Séc. XI a.C. Tribos latinas estabeleceram-se ao sul do rio Tibre e etruscos estabeleceram-se na região centro-ocidental da península italiana.
750-338a.C. - Atenas, Corinto, Esparta e Tebas desenvolveram-se como as principais cidades-estados da Grécia durante o período helênico.
509a.C. - Os latinos revoltaram-se contra seus dominadores etruscos e criaram a República Romana.
338a.C. - Filipe II da Macedônia derrotou os gregos e anexou a Grécia ao império macedônico. 331a.C. Alexandre, o Grande, derrotou os persas em Arbela (Irbil) e abriu caminho para a conquista do norte da Índia.
321-185a.C. - O império mauria do norte da Índia espalhou-se praticamente por toda a Índia e parte da Ásia central.
221-206a.C.- A dinastia Tsin criou o primeiro governo central chinês poderoso e completou a Grande Muralha para proteger a China dos invasores.
202a.C. - A dinastia Han começou seu governo de 400 anos na China.
146a.C. - Os romanos destruíram Corinto e conquistaram a Grécia. 55-54a.C. Júlio César comandou a invasão romana da Bretanha.
27a.C. - Augusto tornou-se o primeiro imperador romano.
70d.C. - Forças romanas sob o comando de Tito capturaram e destruíram Jerusalém.
50 -meados do Séc. III O império Kusha dominou o Afeganistão e a Índia norte-ocidental.
105 - Os chineses inventaram o papel.
293 - Diocleciano dividiu o Império Romano em quatro prefeituras e estabeleceu duas capitais - Nicomédia, na Ásia menor, e Milão, na Europa.
313 - Constantino deu aos cristãos do Império Romano liberdade de culto através do Edito de Milão.
320 - A Índia começou sua idade de ouro sob o governo da dinastia gupta.
395 - O Império Romano foi dividido em Império Romano do Orinte e Império Romano do Ocidente.
476 - O comandante germânico Odoacro depôs Rômulo Augústulo, o último imperador do Império Romano do Ocidente.
1822 - Judô
1870 - Water Polo
1879 - Rapel
1886 - (final do século XIX) - Motonáutica
1887 - Softbol
1891 - Basquete
1896 - Primeiros Jogos Olímpicos Modernos
1920 - Esqui Aquiatico
1940 - Volei de Praia
1955 - Taekwondo
1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Sinopse

Sinopse do filme Gladiador

Tendo como base no filme, onde nos mostra que na idade antiga a filosofia de vida era voltada ao poder, onde a população deveriam literalmente entregar a vida a seus superiores em forma de combate e lutas sangrentas. Essa crucificação era voltada à competitividade de forma cruel, onde eram explorados os corpos robustos e traçados conforme as condições, pelas quais acabavam favorecendo membros da elite que mantém o grau de superioridade. Pois na idade antiga existia varias modalidades entre elas as de corridas, onde seu objetivo não era melhora de tempo e nem melhora no desempenho, mas sim em obter um número maior de brutalidade e sangramento, sendo quem sobrevivesse ou permanece sobre seu cavalo que era os vencedores. Portanto, vemos que até hoje existem modalidades que visam a competitividade com brutalidade e sangramento, um exemplo seria o boxe e vale-tudo.

Trabalho Escrito referente a Idade Antiga

Avaliação do Grupo referente a Idade Antiga

A avaliação foi feita indivualmente, onde cada componente avaliou o seu trabalho e o trabalho realizado pelos demais componentes do grupo. Em seguida, foram somadas as notas e divididas por 11, numero total de componentes, tirando assim uma média e chegando as seguintes notas:

  • Arionaldo Rangel - 3.0
  • Jones Minete - 4.0
  • José Magnago - 4.0
  • Laís Silva Macedo - 4.0
  • Leandro Dutra - 3.5
  • Lívia Silva Macedo - 4.0
  • Rodrigo da Costa Vieira - 4.0
  • Raquel Baía - 4.0
  • Reni - 4.0
  • Rodolfo Madureira - 4.0
  • Rosemere de Martins Marin - 4.0