sexta-feira, 15 de junho de 2007

Trabalho sobre os artigos de SILVA e CASTRO e OLIVEIRA

Curso: Educação Física
Período: 5º período
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro de Castro

ALUNO: Rodolfo Madureira Barbosa - 13710


Introdução

Neste trabalho serão impostas 15 perguntas sobre dois artigos escritos por: SILVA e CASTRO e OLIVEIRA, referentes a Educação física Militarista e Higienista retratando visões diferentes e destacando pontos semelhantes entre os dois trabalhos estudados.



Exercício de aprendizagem

1) Descreva o modelo de Instituição Escolar defendida pelos médicos da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro do secúlo XIX.
2) Descreva o conceito de Educação Physica defendido pela FMDJ.
3) Descreva o conceito de intelectuais organicos presente no texo do professor Marcelo e Victor.
4) Descreva o conceito de Gesta presente no texto do professor Castro e Oliveira.
5) Descreva as atividades físicas prescritas pelos médicos da FRJ, exclusivamente para as mulheres.
6) Estabeleça relações de diferença entre Educação Physica e Gesta, presente no texto de Castro e Oliveira.
7) Pontue as atividades fisicas prescritas pelas FMRJ do sec.XIX, presente no texto de Castro e Oliveira.
8) Faça uma analise comparativa entre conceito de Educação Physica previsto no texto do professor Castro e Oliveira com o conceito de Educação Fisica presente no texto da professora Silva.
9) Construa um resumo de 10 linhas sobre o discurso médico do corpo presente no texto da professora Silva.
10) Descreva em 20 linhas o ambiente socio-cultural utilizado no texto de Silva. A seguir, descreva a compreensão sobre o corpo dessa sociedade.
11) Descreva as principais transformações sociais ocorridas no Brasil dentro do recorte histórico ( secXIX)
12) Qual era o principal objetivo que o projeto dos medicos tinham para o corpo da mulher presente no texto Silva.
13) Tomando como referencia o texto de Silva descreva as funções sociais da população escrava presente no texto.
14) Descreva o conceito de classe social presente no texto de Silva.
15) Estabeleça relações de identidade entre o texto de Castro e Oliveira e o texto de Silva.

Respostas:


1) Tal modelo era composto por seis áreas de conhecimento com: circumfusa, applicata, ingesta, gesta, excreta e percepta. A circunfusa referia-se a localização da escola, onde era um espaço distante do centro da província, com uma construção arquitetônica capaz de proporcionar uma visão possível para vigiar os alunos. A applicata seria as vestimentas indicadas para os alunos, seriam roupas especiais para cada tipo de atividade. Durante a gesta os alunos deveriam fazer uso dessas vestimentas especificas. A ingesta estava ligada ao tipo de alimentação, que era de acordo com as atividades realizadas pelos alunos ao longo do dia. A gesta era o saber responsável pela prescrição das atividades físicas ministradas nos colégios. A excreta representava o momento especifico da alimentação. A percepta era o saber que determinava os sentidos religiosos, morais e literários da formação dos alunos. Sendo assim, esse modelo escolar defendido pelos doutores deveria se preocupar-se muito mas com a estrutura físico-funcional do que com os sonhos e desejos dos alunos.

2) O conceito de Educação Physica sustentados pelos médicos apresentava uma preocupação com o asseio do corpo físico, onde cabia a Educação Physica o trato higiênico do corpo dos alunos, orientados quanto a não utilização de roupas que comprimissem o corpo, e a não utilização de cosméticos sem orientação medica, correspondia a manutenção da higiene corporal, bem como o desenvolvimento e o crescimento do individuo. Com isso a Educação Physica representava muito mais que a prescrição das atividades físicas.

3) Intelectuais orgânicos são os responsáveis pela construção do Estado Imperial Brasileiro, que determinavam através de suas teses, as diretrizes basilares da organização sócio-políticos da nação.

4) Gesta representava um conjunto das atividades físicas e especificas que deveriam ser realizadas nos estabelecimentos de ensino, entre outras atribuições era considerada fundamental no combate ao ananismo ( masturbação ). A gesta colaboraria para a formação de uma juventude robusta, sadia e livre das epidemias e endemias que assolavam o Estado Imperial.

5) Atividades como: passeios ao ar livre, dança, canto, brincadeiras, exercícios gymnasticos, passeios, exercícios moderados, gymnastica, brincadeiras e trabalhos artísticos.

6) A Educação Physica apresentava uma extrema preocupação com o asseio do corpo físico, correspondia a manutenção da higiene corporal, bem como o desenvolvimento e o crescimento do individuo e a Gesta era um dos modelos de organização escolar sobre a égide das diretrizes higeinista, onde se destacava como o saber responsável pela prescrição das atividades físicas a serem ministradas nos colégios e que cada aluno deveria participar.

7) Atividades Físicas:
· Esgrima
· Passeio ao ar livre
· Corridas
· Saltos
· Dança
· Natação
· Canto
· Brincadeira
· Exercícios Gymnasticos
· Lutas
· Equitação
· Jogo da malha
· Jogo da pela
· Jogo de bilhar
· Espada
· Exercícios Moderados
· Gymnastica
· Pesca
· Caça
· Trabalho artístico.


8) Na Educação Physica apresentada no texto de Castro e Oliveira existia um extrema preocupação com o corpo físico, cabia a ela o trato higiênico do corpo dos alunos e a manutenção da higiene corporal, bem como o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos, no texto de Silva o conhecimento sobre a Educação Física esta ligado à origem social e às referencias políticas dos grupos médicos que elaboraram e organizaram a proposta de “saúde” com base na escola.

9) O discurso médico foi elaborado sobre o modelo de ciência que se constituiu historicamente e se fez presente através de um conjunto de propostas que se referiram à saúde coletiva e individual, objetivando o poder do Estado. Esse discurso (projeto) foi trazido para a realidade brasileira no século XIX, período da consolidação de transformações no campo do saber e das práticas médicas, acompanhando o modo capitalista de produção. Os médicos desenvolveram modelos de conhecimento, entre eles a educação, para difundir o respeito pela ciência e pelos médicos, detentores de um conhecimento que os capacitava a falar do corpo.

10) No ambiente sócio-cultural o modelo capitalista imposto no Brasil no final do século XIX era diferente do que nos outros paises, na época percebe-se um processo de assimilação imediata da nova ordem econômica internacional determinada pelo mercado mundial, não alterando a estrutura agro-exportadora. Mas os imigrantes foram substituindo o trabalho escravo, houve a transição do escravismo para o capitalismo, a ampliação do mercado interno, o incremento de um setor assalariado, criando assim uma infra-estrutura básica para posterior desenvolvimento fabril, as lutas religiosas contra o controle e subordinação das igrejas pelo o estado, houve então uma modificação progressiva dos costumes com a valorização do saber, ganhando os médicos, engenheiros e bacharéis em direito grande prestigio social, o fortalecimento do exercito, entre outros, promoveram a transição da Monarquia à Republica. Essas transformações ocorridas, inserem-se modificações importantes como no campo da medicina, que alargarão os limites de sua ação e presença na sociedade. Os médicos gradativamente ganhavam prestigio social, pois a crônica pobreza do Estado, ao mesmo tempo que inviabilizava investimentos em saneamento básico exigia que os indivíduos tomassem para si a responsabilidade com a saúde publica e privada.

11) A estrutura econômica e social altera-se com o desenvolvimento do mercado interno e a urbanização, entre os fatores dessa mudança esta a substituição gradual do trabalho escravo pelo trabalhador imigrante; a ampliação do mercado interno, pela existência de um trabalho assalariado, a classe operária formou-se de um processo de industrialização desenvolvido como resposta à estrutura agro-exportadora, dentre essas transformações ocorridas no Brasil teve também a instalação de instituições que procuraram fazer do território brasileiro e de sua população objeto de conhecimento e intervenção, inserem-se modificações importantes no âmbito da medicina, que alargarão os limites de sua ação e presença na sociedade, com a criação da Provedoria de Saúde e do ensino medico no Brasil.

12) O projeto medico defendia e justificava uma sociedade medicalizada, que lutava por uma posição em que o direito , a educação, a política, a moral seriam condicionadas a seu saber, Machado relaciona a questão da educação para o trabalho produtivo e o trabalho feminino, pois acredita que se verdadeiramente quer-se a emancipação da mulher, dirija-se de tal modo a sua educação que, habituando-a desde certa idade ao trabalho, ao mesmo tempo se a habilite para o exercício de uma profissão lucrativa.

13) Ao defender a educação como fundamento para a modernidade, ligando-a a questões relevantes como o direito ao trabalho com inerente a todo cidadão, homem e mulher, a proposta limita-se a uma parcela da população. O “povo” a que ele se refere é o povo livre, excluindo-se, portanto, toda a população escrava – elemento fundamental na produção de riquezas.

14) Sociedade aqui era entendida como conjunto majoritário civil das classes, nessa sociedade o conhecimento era para poucos ( homens brancos e ricos ) e possuía também um caráter cientifico que se comprometia com a consolidação da Estado.

15) Os textos de Castro e Oliveira e o da professora Silva mostraram os modelos elaborados pelos médicos da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (FMRJ), e apresentaram um pouco sobre o conceito de Educação Física ( Educação Physica) no recorte temporal que se da no século XIX.


Conclusão

Com a leitura dos dois artigos compreendemos um pouco mais sobre conceitos da educação física e observamos duas visões diferentes, porem com alguns pontos semelhantes com a temática da Educação Física Higienista e Educação Física Militarista.


Referencia Bibliográfica

SILVA, M.C.P. Revista Brasileira de Ciência e Esporte. Ed: Autores Associados Ltda. V.25. p.97-112.Janeiro. Campinas SP.2004.
CASTRO.M.R, OLIVEIRA. V.M. O Modelo De Instituição Escolar Defendido Pelos Médicos Nos Anos 1850 e o Conceito De Educação Physica. p.1-6.

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