domingo, 15 de abril de 2007

Jones Minete - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
5º Período de Educação Física
Histórico da Educação Física,
prof. Marcelo Ribero Jones Minete ----13722
Cachoeiro de Itapemirim
Abril/ 2007

Atividades Propostas:

01) Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina Histórico da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveriam estar preocupados em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele ira encontrar em seu exercício profissional...”.

Haja vista as peculiaridades ainda existentes no âmbito escolar, onde a Educação Física é vista de forma “distorcida”; Cabe ao profissional da área, incorporar uma nova forma de pensar, aliada a estratégias pedagógicas adequadas ao grau e maturidade do ensino em que os alunos se encontram para que possa conciliar de forma agradável e prazerosa, a teoria e pratica no desenvolvimento do aluno.

02) Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia só esta habilitada a “lançar luz”... Sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis”.

No meu entender, o autor se explicita bem,ao relacionar a disciplina de Educação Física, a pedagogia e linguagem histórica de outras disciplinas, onde acaba por compreender que tudo forma uma linha de pensamentos e objetivos, pelas quais levam o homem a refletir sobre.

03) Por que, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

Devido ao grau de entendimento escolar, onde tinha-se que médicos e historiadores dominavam a cadeira teórica; Daí, a necessidade e dependência das demais disciplinas em se curvarem a cadeira teórica.

04) Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior?

Tem por importância, abrangir e ter recursos para que possa suprir tanto a parte teórica, quanto a parte pratica; Onde através da teoria, possa trazer e interligar à pratica, proporcionando um aprendizado dinâmico e prazeroso.

05) Escreva o que é fato social e de três exemplos.

Na da mais é que um episodio ou acontecimento, onde envolve ou mobiliza toda uma sociedade.1º ex. :A recente morte brutal do garoto João Hélio no Rio de Janeiro. 2º ex:Desmoronamento do túnel que dava aceso ao metro de São Paulo. 3º ex:A inclusão social de portadores de necessidades especiais em escolas e meio de convívio publico.

06) Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados no campo da Educação Física e Esportes.

É acontecimento já ocorrido, onde marca uma era ou época e que se passa a ser lembrado de geração em geração. 1º ex. : O milésimo gol do Rei Pele. 2º ex. : Jogos que deram inicio as olimpíadas que ocorreram na Grécia. 3º ex. : A inclusão de portadores de necessidades especiais no meio esportivo e âmbito olímpico. “as para – olimpíadas”

07) O que você espera aprender / conhecer nessa disciplina?

Os acontecimentos e fatos ocorridos dentro da Educação Física, abrangendo conhecimentos e fatos históricos que por sua vez caminham lado a lado.

08) Descreva o quevoce conhece sobre HEF e Esportes.

DO HEF >>> Apenas o conteúdo trabalhado no 1º período , onde o professor Marcelo Ribeiro relato as cinco tendências ocorridas no decorrer da historia que são elas: Militarista, Higienista, Pedagogicista, Competitiva e popular. Já o Esporte, é a forma pela qual tornou-se possível existir:competições, os jogos e principalmente trazer pessoas para uma sociedade e meio de vida saudável

09) O que um bom professor d Educação Física precisa saber sobre a Hístoria da Educação Física e dos Esportes?

No meu ver, o profissional precisa dominar as duas ares pelas quais estão sempre interligadas e caminham lado a lado; Porem, ambos com objetividades diferenciadas, onde se faz necessário a abordagem tanto teórica quanto pratica.

Nenhum comentário: