domingo, 15 de abril de 2007

Rodolfo Madureira Barbosa - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período:Rodolfo Madureira Barbosa – 13.710

Exercício de Aprendizagem 01:

1) Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: ´A disciplina História da Educação Física e dos Esportes ( HEFE ) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercicio profissional…(p.26)´

-Para MELO ( 1999 ) a história da Educação Física possibilita ao profissional respostas ou soluções imediatas a problemas que surgem com o decorrer de suas atuações em seu dia-a-dia.

2) Escreva o quequer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a história só está habilitada a ´lançar luz´… sem a pretensão de estabelecer ´verdades absolutas/inquestionaveis´.

-Assim como o passado nos proporciona metodos de compreender o presente a História poderá utilizar desses para que possamos obter a compreensão de fatos que por ventura podem vim a ocorrer no futuro.

3) Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Fisica eram ministradas por médicos?

-Nessa década a meta era a formação de técnicos, com isso medicos utilizavam de seus conhecimentos para atuar nas disciplinas teoricas,

4) Qual a importância em se estudar a HEF e Esportes no ensino superior.

-Para o profissional a história da Educação Física, ajuda na formação de idéias através de suas teorias, de modo que o mesmo utilize dela seus valores e os aplique na prática.

5) Escreva o que é fato social e de três exemplos.

- É um fato que ocorre em uma sociedade, na qual uma ou mais classes sociais foram envolvidas. É um fato repetitivo, corriqueiro.

6) Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo a Educação Física.

-É um fato que não ocorre com freqüência. Ele é um marco para a época. Ex: 2° Guerra Mundial, Guerra dos cem anos, Queda do muro de Berlim.

7) O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?

Espero ter conhecimentos sobre toda a história da Educação Fisica, juntamento com seus marcos historicos e sua evolução no Brasil. Mostrando as dificuldades e avanços enfrentados ao longo do tempo.

8) Descreva o que você conhece sobre a HEF e Esportes.

- Sabemos que a cada ano que passa ocorrem mudanças significativas no campo da Educação Física, principalmente nos esportes que vem ganhando destaque cada vez mas.

9) O que um bom professor de Educação Física precisa saber a história da Educação Física e Esportes?

- Saber como ocorreram as tendencias que influenciaram a Educação Fisica, e de como aquele “corpo” realizava atividades, para assim conhecer melhor quem são seus alunos devido a sua história.


Exercício de Aprendizagem 02:


01) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Na infancia grande parte das atividades realizadas foram recreativas uma vez que enquanto pequeno não me prendia a esportes, sendo assim nessa fase brinquei muito de bandeirinha, pique-esconde, pique-pega, taco-ball, dentre outras. Já na adolescencia pratiquei atividades esportivas como volei e futebol, onde joguei alguns meses na equipe de um clube em que era associado e atividades de lazer como nadar.

2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

Atividades com materiais (bola, pião, garrafas de refrigerante, etc.) que necessitavam um maior espaço, eu praticava na rua de minha casa e em quadras proximas. Em outras atividades como saltos, Tenis-pé, pingue ponde, que exigiam um lugar apropriado em colegios e atividades que utilizase materiais como bola de gude, pião, bonecos, carrinhos, brincava no quintal de casa uma vez que sempre teve espaço.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.

Sim, o tênis-pé e o salto eram atividades que gostavamos de praticar no colégio que cursei o Ensino Fundamental, afinal precisavamos de banco sueco colchões dentre outros materiais presentes só no ãmbito escolar.

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

Professor “Betão”, ele gostava de ensinar todo e qualquer tipo de atividade, seja esportiva ou ludica, pois tinham varias competiçoes e apresentaçoes no colégio em que fiz o ensino fundamental e Professor “Marquinho” no ensino médio que já nos ensinou um pouco mais do esporte propriamente dito.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

No ensino fundamental foi dividido após a 5ª serie porque os meninos começaram a ter vontades de jogar sem perceber as dificuldades que as meninas tinham para praticar junto a eles as mesmas. Sendo assim etrapalhava elas a aprender da forma delas as atividades ensinadas.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

O vestimento para a pratica das atividades de Educação Física era o uniforme utilizados por todos do colégio.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Na entrada, intervalo e saída os alunos não tinham acesso a brincadeiras como bola, porém faziam brincadeiras como o pique-pega e bater figurinhas.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

Era permitido aos alunos a pratica de atividades no pátio da escola durante os intervalos, porem não poderia ser utilizado materiais como bolas, sendo assim os alunos levavam pião, corda, bambolê, variando assim pelo gosto do aluno que trazia materiais de casa.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Atividades como o Futebol (são poucos meninos que não gostam de jogar bola), correr (sempre fui hiperativo), pular e pião. Gostava da pratica destas atividades pois elas prendiam minha atençao e me traziam interesse.

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Não havia atividades designadas somente para homens ou para mulheres nos colégios que estudei.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

776 a.C. - Primeiros jogos olímpicos
75 - Construção do Coliseu de Roma
1822 - Judô
1870 - Water Polo
1879 - Rapel
1886 - (final do século XIX) - Motonáutica
1887 - Softbol
1891 - Basquete
1896 - Primeiros Jogos Olímpicos Modernos
1920 - Esqui Aquiatico
1940 - Volei de Praia
1955 - Taekwondo
1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Nenhum comentário: