domingo, 15 de abril de 2007

Rosemere de Martins Marin - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo.
Curso: Educação Física
Disciplina: Histórico da Educação Física
Professor: Marcelo Ribero
Aluno: Rosemere De Martim Marim-11605


Exercicio de Aprendizagem 01


01 – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “A disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional....(p.26)”.
R: Estudar a Educação Física é saber aprender profundamente as bases que permeiam a educação física nos dias de hoje fortalecendo um pensar lógico relacionado ao profissional; busca compreender porque da situação educacional e como se encontra.


02 – Escreva o que o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a historia ai esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/ inquestionáveis
R: O ser, a história não é traçada pelo objetivo de almejo, mas elas têm influências de fatores biológicos, físicos, políticos, econômicos e sociais herdados historicamente que permita para o presente. Cabe o homem a obedecer a essas leis e não repudiar, pois, quanto mais se aprofunda, aperfeiçoa, mas verdades são conhecidas mudando a história.

03 – Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?
R: Porque a Educação Física é uma cadeira prática, trabalha com o corpo e individualmente, a disciplina tinha em comum o fato de obter técnicos e não professores focalizados em apresentar utilidades operacionais técnica diretos.

04 – Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no Ensino Superior?
R: Para se localizar como profissional tanto na área educacional ou como na saúde é preciso resgatar valores corporais perdidos que são raízes importantíssimas contribuintes para que a Educação Física exista até nos dias hoje. A base teórica dá condições de preparar o aluno para pensar, repensar sua atuação a partir de sua realidade, criar valores, possibilidades de atuação para alcançar seus objetivos.

05 – Escreva o que é fato social e de três exemplos.
R: È uma característica cultural de sistemas políticos que equivale a mais do que a soma das intenções e motivações dos indivíduos que participar desses sistemas. Envolve a sociedade. Ex: violência, Guerra, prostituição.


06 – Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudamos no campo da educação física e esportes
R: Fatos herdados dos eventos políticos, festas cívicas; modo isolado dos movimentos, situação específica daquele momento. Ex: Morte de Tancredo Neves; 1ª Guerra mundial; Vitória de Ayrton Senna no Brasil. (mortes existem várias, guerra acontece sempre, vitórias de fôrmula I também, mas estes fatos acima citados são único, específico).

07 – O que você espera aprender/ conhecer nesta disciplina?
R: Aprender a compreender a disciplina para aplicar na educação de uma sociedade de bem estar, saudável, forte e firme.

08 – Descreva o que você conhece sobre HEF e Esporte.
R: Conheço muito pouco, pois nunca interessei. Mas, lembro como os reis eram premiados, com suas coroas, lutas em arenas, como negros usavam seu corpo físico para prestar serviço na casa de seus senhores e também utilizavam como forma de defesa. Ex: Capoeira.

09 – O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a Historia da Educação Física e dos Esportes?R: A importância desse conhecimento trará mais nível científico retratando os valores corporais, o resgate de força, o domínio, a utilidade do corpo para sua sobrevivência.


Exercicio de Aprendizagem 02


1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.
R:

Atividades - Finalidade - Fatores

Piques - Lazer -Equipe entre colegas, familiar

Jogar bola - Lazer/ esporte - Influência familiar, colegas e escolar

Jogar bola de gude - Lazer/competitivo - Irmãos

Jogo de belisca - lazer - Mãe

Queimada - Lazer/competitivo - Equipe entre colegas/ escola

Bandeirinha - lazer - Equipe entre colegas/ escola

Barralho - Lazer/competitivo - Familiar

Squear no morro da folha do coco - Lazer - Familiar

Andar a cavalo - Lazer - Familiar / meio de condução

Caminhar - Lazer - Familiar / meio de condução

Bambolé - Lazer - Mãe

espiribol - Lazer/ esporte - Escolar

Jogos de vôlei/ ping pong/ Tênis/ basquete/ futebol de campo e salão/atletismo - Esporte - Escolar

Caminhada - Esporte/lazer - Escolar


2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

R: Essas atividades eram realizadas dentro de casa, escola e na comunidade. Os materiais eram adquiridos de acordo com nossa realidade; não tinha bola, jogávamos com bola feita de pano e meia; squiávamos no morro com folha de coco ou qualquer objeto deslizante, já belisca era com pedras, caroços de feijão ou de milho, olho de boi, pedacinhos de pau. Só sei que brincávamos.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.
R: Sim, as atividades eram corridas, jogos, declamação de poesia, brincadeiras de rodas, alongamento, ginástica, e treinamento para as olimpíadas.

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?
R: O professor dos meninos era João Chrisóstomo Altoé e para as meninas era a professora Teucita Altoé.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.
R: Sim, meninos e meninas. Não sei explicar, só me lembro que os meninos eram muito brutos, fortes.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?
R: Era para todos: short preto adidas, camiseta branca e quixutes preto e meia branca.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?
R: Na entrada era realizado o bom dia, com orações e cada dia um dos professores abordava um tema construtivo. No recreio tinha a merenda e estávamos livres para brincar à vontade e na saída podia brincar até às 12: 00.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?
R: As disciplinas eram teóricas e práticas, como por exemplo: educação para arte, ou seja os meninos aprendiam fazer peças com maquinários e as meninas pintavam, bordavam, fazia bonecas, etc. A comunidade participava ajudando nas festas bimestrais e nas reuniões mensais.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.
R: Vôlei, mas foi muito infeliz, pequena demais, não me deixavam brincar; as outras modalidades como tênis de quadra, ping pong e espiribol eu brincava por atividades que me aceitavam.

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o porquê.
R: Não todos podiam brincar.


11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/ faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.
R:
Data
Acontecimentos do campo esportivo / da atividade física e do Lazer
2700 ac
Início da construção das pirâmides no Egito
2500 ac
Comércio Marítimo entre Egito e Biblos
1500 ac
Início do uso do metal e cobre
1000 ac
Fenícios desenvolvem o comércio marítimo no mediterâneo
930 ac
Primeiros textos hebraicos
850 ac
Surgimento dos poemas épicos Ilíadas e Odisséia atribuída a Homero
776 ac
Primeiros jogos Olímpicos
399 ac
Sócrates é condenado à morte, em Atenas
210 ac
Início da construção da Grande Muralha da China
969
Primeiros jogos de cartas surgem na China
1400
Balé começa nas cortes renascentistas italianas
1413
Início das viagens marítimas portuguesas
1420
Portugueses descobrem a ilha da madeira
1432
Portugal chega ao arquipélago de Açores
1500
Cabral chega ao Brasil
1519
Magellan cruza o Oceano Pacífico
1538
Primeiros escravos chegam ao Brasil
1729
J. S. Bach compõe A Paixão Segundo São Mateus
1741
Bering chega ao Alasca
1783
Irmãos Montgolfier realizaram o primeiro vôo livre¨num balão de ar quente
1820
Primeira iluminação urbana em Londres
1885
Gottlieb Daimler produzem o primeiro carro movido a gasolina
1886
Pemberton, farmacêutico norte americano inventa coca-cola
1896
Primeiros jogos olímpicos modernos
1906
Santos Dumont voa com o 14 Bis
1913
Ford desenvolve a linha de produção nas suas fábricas
1936
Primeira transmissão televisiva, na Inglaterra
1983
Internet é criada
1999
Cientista escocês produz clone de uma ovelha
2000
Bug do ano 2000

Nenhum comentário: