domingo, 15 de abril de 2007

Lívia Silva Macedo - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluna do 5° Período:Lívia Silva Macêdo – 13.704


Exercício de Aprendizagem 01

1- Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.

O autor diz que a única preocupação que a historia da Educação Física deve ter, é a de fazer o profissional relacionar os dados históricos com problemas, situações que venham surgir em sua atuação. Ao invés de apenas olhar a historia da Educação Física como mais uma disciplina da grade curricular, utiliza-la como fonte de transformação da sociedade, numa possível construção do mundo que o cerca.

2- Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”.

Não devemos utilizar apenas da Historia para estabelecer possíveis “verdades inquestionáveis”. É preciso uma interdisciplinaridade para tal compreensão. A Historia vem apenas como um auxilio, junto com as outras disciplinas. Não seve para fazer previsões para acontecimentos do futuro. É certo que o passado e o presente guardam relações, mas só seremos capazes de entende-las, de forma histórica, futuramente.

3- Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?

As disciplinas estavam preocupadas em apresentar verdadeiros modelos de atuação, que tivessem utilidade operacional técnica direta, ou seja, o que se pretendia era a formação de um técnico (preocupado com a performance da pratica) e não um professor.

4- Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.

O valor da disciplina Historia da Educação Física e do Esporte no nível superior, seria preparar o futuro profissional a pensar sua atuação, levando em consideração que por trás de qualquer pratica, existe uma teoria.

5- Escreva o que é fato social e de três exemplos.

Fato social pode ser definido como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o individuo. Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Varia de cultura para cultura. Três Exemplos: - A Educação - objetivo de criar o ser social; - A Comunicação – Determina de forma imperiosa nossos costumes; - O Casamento – Todo círculo de parentes e amigos que o cercam de forma direta ou indireta, impõe que o cidadão deve se casar e constituir uma família.

6- Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes.

Fatos Históricos são eventos que fazem parte do passado de caráter material ou mental, que destaquem mudanças os permanecias ocorridas na vida coletiva. São escolhidas por professores e alunos, para analise de determinado momento histórico. Três exemplos: - Criações Artísticas; - Formas de Desenho; - Técnicas de Produção.

7- O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?

Após leitura do texto do prof. Victor A.de Melo (1999), penso que a disciplina de Historia da Educação Física e Esporte, tem muito acrescentar em nossa graduação no que diz respeito ao fato de estar pensando todas as causas, surgimentos de nossos movimentos que serão utilizados em nossa pratica como Educadores Físicos. Vai nos ajudar a pensar alem da pratica, nos dará mais um apoio, uma “luz” teórica necessária por trás de qualquer atuação.

8- Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes

No primeiro semestre do meu curso de graduação em Educação Física (CUSC- ES), nos tivemos a disciplina de Introdução à Educação Física. Nela foi discutido as varias formas existentes da Educação Física (como a militarista, pedagogicista, higienista... ) foi nos passado noções a respeito da Historia da Educação Física, alem de conceitos e métodos de ensino. Sobre a HEF, tenho algum conhecimento devido a disciplina de Introdução à Educação Física e leitura de livros e apostilas específicos da área.

9- O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes?

Conhecendo a HEFE, o bom professor percebera a importância do conhecimento histórico para seu exercício profissional, incorporando novas formas de pensar, junto com estratégias pedagógicas, tornando o ensino agradável e reconhecido.


Exercicio de Aprendizagem 02

1) Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades.

Durante minha infância, as atividades realizadas por mim eram brincadeiras com bonecas, panelinhas, bicicleta, patins, “carrin de rolimã”, pipa. Na adolescência eu comecei a me apaixonar pela educação física, portanto eu adorava “brincar” de jogar bola, seja voley, futsal, basquete, etc. Brincava tanto na rua quanto na escola durante as aulas de Educação Física e na hora do intervalo. Os fatores que me impulsionavam a realizar tais atividades eram o momento entre amigos, diversão, prazer, vivencia de alguns esportes, mesmo sendo de forma lúdica.

2) Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).

Eu sempre brincava na rua, em frente a minha casa, na quadra do bairro, no pátio da escola e no quintal da minha casa. Eu utilizava, boneca, bola, panelinhas, bicicleta, patins, corda, elástico, etc.

3) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam durante as aulas de Educação Física Escolar.

Na maioria das vezes a gente praticava algum tipo de esporte(vôlei, futsal,handebol...). Praticava as brincadeiras recreativas( chicotinho queimado, adoleta, brincadeira de roda...)

4) Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?

O professor responsável pelas atividades físicas era o próprio professor responsável e especifico de Educação Física. Sempre gostava de passar o vôlei para as meninas e o futebol para os meninos.

5) As atividades eram separadas por sexo? Explique o porquê.

Sim. Pelo fato dos meninos serem “doidos” por futebol, eles se auto-excluiam na outra metade da quadra e as meninas ficavam ou jogando vôlei ou pulando elástico, amarelinha, conversando etc.

6) Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres?

A vestimenta era o próprio uniforme da escola: blusa de malha, bermuda de coton e tênis com meia.

7) Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar?

Entrada: todo mundo correndo procurando suas salas. Uma vez na semana tinha o momento cívico, com formação de filas, por sala, na quadra.Recreio: Todo mundo livreSaída: Às vezes, a gente se posicionava em fila em direção ao portão.

8) Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?

A disciplina era exigida de acordo com as normas da escola

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê.

Pique- adoro correr, aventura, estar com muitos amigos e descobrir coisas juntos.Bandeirinha – Percepção e movimento do corpoVôlei – prazer de jogar

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê.

Que eu me lembre não. Os meninos que não brincavam de bonecas.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Nenhum comentário: