domingo, 15 de abril de 2007

Laís Silva Macedo - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluna do 5° Período: Lais Macedo


Exercicio de Aprendizagem 01

01 – Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.
O autor enfatiza que a historia da educação física deve preocupar-se em fazer o profissional relacionar os dados da historia com problemas/situações que venham surgir em sua atuação. Sem olhar a historia como uma disciplina do contexto acadêmico, e sim usa-la como fonte de transformação para a sociedade, para a construção do mundo que a cerca.

02 – Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”. Não devemos utilizar apenas da historia para estabelecer “verdades inquestionáveis” a respeito do futuro. É preciso uma interdisciplinaridade para tal compreensão. A historia vem apenas como um auxílio, junto das outras disciplinas. Não serve para fazer previsões para possíveis acontecimentos do futuro.

03 – Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos? As disciplinas estavam preocupadas em apresentar verdadeiros modelos de atuação, que tivessem utilidades operacionais técnica diretas, ou seja, o que se pretendia era a formação de um técnico preocupado com a performance da pratica, e não um professor.

04 - - - Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior? .O valor desta disciplina em nível superior seria preparar o profissional futuramente para sua área, sendo que por trás de qualquer pratica atua uma teoria.

05 –Escreva o que é fato social e de três exemplos. Os fatos sociais são maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir, impostas ao individuo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. As características do fato social são: generalidade, coercitividade e exterioridade. Como exemplo o futebol, é uma questão geral, pois é um esporte de massa, coletivo, pode ser praticado e contribuído por todos.

06 – Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes Fato histórico pode ser entendido como ações do ser humano, escolhidas por professores, alunos e outros, para analisar determinados momentos históricos. Como exemplo criações artísticas, ritos religiosos e técnicas de produção.

07 – O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina? A disciplina contendo no seu nome a palavra história, é de se esperar o ensino do começo da educação física, desde os homens primatas e suas praticas esportivas e o caminhar da humanidade nesse contexto, observando, portanto, suas características e suas mudanças. Além disso, estar conhecendo a historia dos esportes e de como, quando e por quem foram descobertos.

08 – Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes. Conheço um pouco da historia da educação física porque já estudei a introdução da mesma. Em contra partida fiquei conhecendo suas características, as pessoas que as praticavam e por quem eram ministradas.

09 –O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes? Dentro da historia da Educação Física, o bom educador físico precisa estar atento as épocas e datas da criação da educação física e o surgimento dos esportes dentro de sua época e o povo que estava presente, pois hoje é muito difícil encontrar profissionais que passam esses dados, principalmente dentro das escolas antes de iniciar suas aulas.


Exercicio de Aprendizagem 02

01 – Descreva as atividades, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir, pontue os fatores que impulsionavam você a realizar cada uma dessas atividades. Bandeirinha – estar perto dos amigos. Piques, bambolê, Barbie, panelinhas, jogar vôlei, queimada, andar de patins e bicicleta, pular corda e elástico, cirandas/rodas e adoleta – diversão e identificação com os esportes.

02 – Em qual local você efetuava essas atividades? Com quais materiais (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.). As atividades eram em maior parte na minha rua, as demais na escola e em casa. Os materiais utilizados eram bolas, bicicletas, corda, elástico, bambolê, patins, bonecas e panelas de brinquedo.

03 – existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de Educação física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam. Sim. As mais usadas eram estafetas, muita das vezes competidas entre homens e mulheres. Também era pedido que levássemos brinquedos para ser usado na hora do recreio. Jogava vôlei na hora das aulas e no intervalo, e nas aulas (primário) brincava de chicotinho queimado, elástico e roda, com as meninas.

04 – Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar? Anderson – gostava de esportes e sempre ensinava os fundamentos antes, seu esporte preferido era vôlei e ficava responsável pelo time feminino de vôlei da escola. Gustavo – também gostava de vôlei, mas a cada bimestre ensinava um esporte diferente.

05 – As atividades eram separadas por sexo? Explique o porque. Sim. Nas horas das aulas o professor dividia meninas jogando vôlei e meninos jogando futebol, sendo que as meninas não podiam passar para o lado dos meninos, mas os meninos podiam fazer cerca para jogar vôlei. Isso porque, segundo o professor, o futebol era perigoso para as meninas.

06 – Havia uma vestimenta especifica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres. A vestimenta era apenas uma blusa sem manga, a qual meninas e meninos deveriam usar. O short era do próprio uniforme e tênis, que fosse sem não participava das aulas.

07 – Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar? Na hora da entrada todos se dirigiam para suas salas, sendo que nas segundas-feiras íamos para o pátio cantar o Hino Nacional. Deveríamos se comportar com educação, disciplina e sem palavras grosseiras. O recreio era livre, alguns jogavam, outros brincavam de roda, boleba, boneca e havia a cantina e refeitório. Na saída todos deveriam respeitar o toque do sinal.

08 – Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar? Era exigido que todos participassem exceto os que apresentassem algum tipo de problema físico. A direção pedia a colaboração para não dispersar as demais turmas por causa do barulho e os professores exigiam muita disciplina e colaboração de todos.

9) Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais lhe agradavam. A seguir, explique por quê. Pique- adoro correr, aventura, estar com muitos amigos e descobrir coisas juntos.Bandeirinha – Percepção e movimento do corpoVôlei – prazer de jogar

10) Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativo descreva quais e, ainda, explique o por quê. Que eu me lembre não. Os meninos que não brincavam de bonecas.

11) Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempofaça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

1970 - Touros indomáveis: Lutadores de BOXE do país
1980 - Jogos Olímpicos de Moscou
1982 - Ano da primeira copo do mundo de GE Grande expectativa na seleção de Telê Santana
1983 - Morria Garrincha um dos melhores jogadores de futebol; e a taça Jules Rimet era roubada da sede da CBF no Rio de Janeiro.
1987 - Baskete é ouro no Pan de Indianápolis
1994 - Morte de Ayrton Senna e Seleção Brasileira é Tetracompeã Mundial nos EUA
1996 - Jogos olímpicos de atlanta... dobradinha brasileira no primeiro e sugundo lugar deu Brasil medalha de ouro e medalha de prata.
1997 - Guga vence o campeonato em Roland Garros
2002 - Ano de copa do mundo Brasil pentacampeão mundial
2006 - Mais uma copa do mundo e o Brasil com a seleção de Parreira naum consegue o titulo tão esperado.
2007 - É ano de Pan americano no Brasil

Nenhum comentário: