domingo, 15 de abril de 2007

Raquel Baía - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Raquel da Silva Baía – n°13.736

Exercicio de Aprendizagem 01

1. Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “ A disciplina História da Educação Física e dos Esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional...(p 26)”.
É importante compreender a História da Educação Física e dos esportes para ampliarmos nossos conhecimentos e, assim, passa-los adiante.

2. Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só está habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer verdades absolutas/inquestionáveis.
Tudo o que vemos está relacionado a História e que ela mostra os fatos, mas cabe a nós julga-los.

3. Por que, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?
Porque eles tinham maior prestígio na sociedade.

4. Qual a importância em se estudar a HEF e Esportes no ensino superior?
Para compreender e analisar fatos ocorridos na Educação Física e nos Esportes, resgatar valores corporais, ter base para preparar alunos e repensar nossa atuação no ambiente que atuamos.

5. Escreva o que é fato social e dê três exemplos.
É aquilo que aconteceu na sociedade, é uma coisa posterior ao indivíduo. Ex.: maneiras de pensar, falar e agir, costumes, dogmas religiosos, prostituição, tráfico de drogas e violência.
6. Escreva o que é fato histórico e dê três exemplos, ainda não estudados no campo da Educação Física e Esportes.
É o fato que ocorreu e ficou na memória. Ex.: as atividades físicas realizadas pelos índios, as lutas medievais e as lutas e atividades que foram criadas no Brasil. Ex.: Guerra Fria, Páscoa e Natal.

7. O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?
Aprender mais sobre a Educação Física e os Esportes e conhecer mais os acontecimentos que neles ocorreram.

8. Descrever o que você conhece sobre HEF e Esportes.
Conheço apenas o quem estudei, como a capoeira, a dança, e o que foi abordado na disciplina Introdução a Educação Física.

9. O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da Educação física e dos Esportes?
Conhecimento nunca é demais e enquanto o professor puder estar renovando seus conhecimentos, melhor será. Sendo assim, tudo o que o professor puder absorver sobre a sua área de atuação sempre será o que um bom professor precisa.


Exercicio de Aprendizagem 02



1. Descreva as atividades físicas, esportivas e de lazer realizadas por você durante a sua infância e adolescência. A seguir pontue os fatores quer impulsionaram você a realizar cada uma dessas atividades.
Pular corda, bambolê, pique-pega, amarelinha, queimada, bandeirinha, elástico, andar de bicicleta. Era impulsionada pelo ambiente, pelas pessoas e pelo gosto de realizá-las.

2. Em qual local efetuava essas atividades? Com quais matérias (bola, bambolê, corda, pião, elástico, etc.).
Na rua e utilizava bola, elástico, corda e bambolê.

3. Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer desenvolvida no espaço escolar ou durante as aulas de educação Física? Caso afirmativo descreva como tais atividades ocorriam.
Sim, handebol e voleibol. Todos os dias, após as aulas, minhas amigas e eu íamos para o ginásio para treinar. Ficávamos lá das 13 horas às 16 horas e, algumas vezes, ficávamos até as 22 horas.

4. Quem era o professor responsável pelas atividades físicas, esportivas e de lazer? O que ele mais gostava de ensinar?
Professora Edeluze ensinava vôlei e professor Douglas que ensinava handebol.

5. As atividades eram separadas por sexo? Explique por que.
Sim. Éramos o time municipal, então era preciso que houvesse essa separação, mas também havia os treinos mistos.

6. Havia vestimenta específica para a realização dessas atividades? Descreva como era a vestimenta da época para homens e mulheres.
Sim. Bermuda, camisa e tênis para os homens e bermuda de lycra, blusa e tênis para as mulheres.

7. Descreva os momentos de entrada, recreio e saída da escola. Como os corpos dos alunos deveriam se comportar.
Entrada: fazíamos fila por turma e tínhamos o lugar de acordo com a altura.
Recreio: brincávamos de pique ou elástico.
Saída: saiamos correndo para ter mais tempo para brincar na rua.

8. Como era exigida a disciplina escolar, por parte dos diretores e professores, dentro do espaço escolar?
Não podia correr nos corredores, apenas no pátio, nem usar boné e lanchar dentro da sala de aula.

9. Dentre as atividades físicas, esportivas e de lazer pontue as que mais agradavam. A seguir, explique por quê.
Vôlei e handebol. Tive bons professores e incentivo, fora a afinidade que já existia.

10. Existia alguma atividade física, esportiva e/ou de lazer que era proibida para homem ou mulher? Caso afirmativa descreva quais e, ainda, explique o por quê.
Não.

11. Tendo como referência o site: http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo, faça um catálogo sobre os principais acontecimentos do campo esportivo, da atividade física e do lazer na história da humanidade.

Marco Temporal
Atividade
1500
Arco e Flexa
1888
História do voleibol
1600 - Século XVII
Capoeira
Qual recorte histórico?
Colheita de Café
1930
Chicotinho queimado, Adoleta
1998 - Década de 90
Tênis (GUGA)
Idade Média -Séculos XII e XIII
Justas
Idade do Império Romano
Espada e Esgrima, corrida de bigas
Grécia Antiga

Arremesso de peso, lançamento de dardo, declamação, esgrima,

Nenhum comentário: