domingo, 15 de abril de 2007

Projeto Pedagógico da Disciplina

Centro Universitário São Camilo- Espírito Santo
Projeto Pedagógico da Disciplina
5º Período

I. DENTIFICAÇÃO
Curso: Educação Física
Período: 5º período
Disciplina: História da Educação Física
Carga Horária Semestral: 40 h/a Semanal: 02 h/a

II. EMENTA
Estudo dos fatos históricos relativos à Educação Física e sua interatuação com as diversas manifestações da Cultura do Movimento no mundo e no Brasil, enfocando a Cultura do Movimento e sua evolução histórica nas sociedades humanas da atividade espontânea á sistematização de métodos e técnicas corporais. Análises e perspectivas de contextualização histórica da Educação Física contemporânea.

III. OBJETIVO GERAL:
Estudar e representar os fatos históricos relativos à Educação Física que se sucederam nas Instituições Militar, Escolar e Médica, estabelecendo relações com a Cultura do Movimento desde a Grécia Antiga ao período pós-moderno.

IV. OBJETIVO ESPECÍFICO:
Investigar os fatos históricos do campo da Educação Física a partir das áreas Militar, Escolar e Médica; Compreender a representação dos momentos históricos do campo da Educação Física em cada época específica; Refletir e debater a partir dos entendimentos dos pesquisadores da área, as múltiplas visões de como o corpo vem sendo mitificado ao longo dos anos;

V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I –
Descobrindo a Educação Física, primeiros passos; Por que estudar História da Educação Física; O corpo e seus conceitos no decorrer da Historia; O corpo e as suas representações na História; Exercícios ginásticos;

Unidade II –
História da Educação Física Escolar; História da Educação Física Militar; Interfaces entre História da Educação Física e Medicina; A Educação Física enquanto instrumento governamental;

VI. METODO DE ENSINO:
O método de ensino adotado partirá da realidade e da experiência de vida dos alunos; O caminho metodológico percorre do abstrato ao abstrato contextualizado em exemplos práticos e analisado em suas especificidades; O método de ensino consiste ainda em descodificar e recodificar as representações históricas do corpo; As aulas serão desenvolvidas a partir de exposições orais, apresentação de vídeos, vivências práticas e da interação constante dos alunos junto à disciplina.

VII. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através de provas, seminários, vivências práticas, bem como, da interação junto às atividades realizadas.

VIII. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.

COMPLEMENTAR FERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa Histórica na Educação Física. vol.2. Aracruz, ES: Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz, 1998.

___. Pesquisa Histórica na Educação Física. Aracruz, ES: vol.3. Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz, 1998.

GEBARA, A. (et. alii). Educação Física & Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1992.

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