domingo, 15 de abril de 2007

Rodrigo da Costa Vieira - Exercicio de Aprendizagem 01 e 02

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo
Curso: Educação Física
Disciplina: História da Educação Física
Professor: Marcelo Ribeiro
Aluno do 5° Período: Rodrigo da Costa Vieira n° 13689

MELO, Victor Andrade. História da Educação Física e do esporte no Brasil: Panoprame e perspectivas. São Paulo: Ibrasa, 1999. p. 19-26 1-

1- Faça uma síntese sobre a seguinte idéia do autor: “a disciplina História da Educação Física e dos esportes (HEFE) deveria estar preocupada em oferecer ao aluno a possibilidade de aprender a compreender historicamente um problema, tendo como base as especificidades que ele irá encontrar em seu exercício profissional... (p.26)”.

O autor diz que a Educação9 física deve ser compreendida como uma prática pedagógica e não para a competição como era no passado. O profissional de Educação Física deve conhecer a História da disciplina para saber qual será a sua forma de trabalho que é diferente da do passado.

2- Escreva o que quer dizer o autor ao afirmar que o presente e o passado guardam uma relação, mas a História só esta habilitada a “lançar luz”... sem a pretensão de estabelecer “verdades absolutas/inquestionáveis”.
Para se entender as questões do presente é preciso se compreender o passado pos ele faz parte da vida do ser humano. A História mas conta o que se passou, mas nem tudo é detalhado e explicado, pois ainda se estuda as questões do passado fazendo pesquisas científicas, para provar fatos e momentos que já aconteceram. Assim podemos entender/compreender e viver melhor.

3- Porque, nos anos 1940 as cadeiras teóricas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Educação Física eram ministradas por médicos?
Por que as disciplinas eram orientadas diretamente para a formação de um profissional considerado mais como um técnico do que como um professor. As disciplinas eram mais voltadas para a parte de treinamento, o que envolve mais disciplinas da área de biomédica.

4- Qual a importância em se estudar a HEF e esportes no ensino superior.
A graduação deve dar condições, por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar constantemente sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, pensar e repensar sua atuação, entendendo que nunca é só prática, mas teórica-prática. A História nos ajuda a entender que o homem teve uma ação concreta: o que temos atualmente foi construído. Temos que reportar no presente, situações construídas no decorrer do tempo.

5- Escreva o que é fato social e de três exemplos.
O que a sociedade vive como: Discriminação, assassinatos, fome.

6- Escreva o que é fato histórico e de três exemplos, ainda não estudados, no campo da Educação Física e esportes.
O que já passou e marcou a humanidade como: O começo das olimpíadas na Grécia, fim da escravidão, a queda da bolsa em 29

7- O que você espera aprender/conhecer nesta disciplina?
Um pouco de como surgiu e se evoluiu a Educação Física

8- Descreva o que você conhece sobre a HEF e esportes.
Conheço um pouco da história do esporte escolar como o Handebol, voleibol, futsal, futebol, atletismo GR, GA, natação..., e um pouco da história das olimpíadas, já ministradas em outras disciplinas do curso. As tendencias da educação Física: Militarista, pedagogicista, higienista, competitivista e popular

9- O que um bom professor de Educação Física precisa saber sobre a História da educação física e dos Esportes?
O professor de Edfucação física deve conhecer o passado da disciplina e dos esportes e como evoluíram até chegar como é hoje.

Nenhum comentário: